Duas autoras brasileiras que são pura poesia: Maria Valeria Rezende e Aline Bei

Aqui estou eu, me arriscando nessa aventura de falar de livros da minha maneira.

Mas que maneira seria essa?

De uma leitora, se não voraz, muito assídua desde meu 12 anos, quando minha mãe me permitiu ler meu primeiro livro “adulto.” Ela, gaúcha, claro que me ofereceu um Érico Veríssimo, Clarissa . Daí foram todos os Éricos que haviam na estante e não parei mais.

Sou da área de tecnologia. Fui professora do curso de Ciência da Computação da Unicamp por mais de 30 anos. Então, para mim, falar de livros será uma maneira de trocar impressões. E tudo que deseja um leitor: ter com quem conversar ou falar do que lê. Se gostou, não gostou, o que achou, o que entendeu…

E é isso que pretendo fazer por aqui quinzenalmente.

E no primeiro post, dois livros que li recentemente, de duas autoras brasileiras. Aliás, verá muita literatura brasileira por aqui porque sou muito fã.

Da Maria Valeria Rezende eu já havia lido o Outros Cantos, que não me conquistou. Demorei para arriscar novamente um livro da autora. Há tempos tinha O Vôo da Guará-Vermelha na estante e que boa escolha foi essa.

Eu poderia definir o livro como uma poesia, de tão encantadora e sensível a escrita. Uma poesia terrivelmente trágica. Mas, assim como o outro livro dela, que não me trouxe tristeza. É simplesmente a tragédia do dia a dia que ou não enxergamos de nossa bolha, ou que tratamos como uma exceção.

Dois lindos e inesquecíveis personagens: Rosálio e Irene. Ele só queria aprender a ler; atrás desse desejo vagou por muitos lugares. Ela só queria ser amada; como muitas mulheres, foi somente muito usada e descartada. E do encontro desses dois personagens nasce essa maravilha de história, esse livro espetacular.

Uma leitura necessária dessa autora que transpira brasilidade.

“entendendo que o tempo sempre leva as nossas coisas preferidas no mundo e nos esquece aqui olhando pra vida sem elas.”

Um livro inovador em estilo. Prosa ou poesia? Não é possível, mas também não é preciso definir - basta usufruir. Toda essa beleza de escrita nos apresenta uma dura e amarga história de perdas e superações. Texto sucinto, mas não se engane: a leitura é feita aos poucos para saborear as belas frases, descobrindo seus múltiplos e profundos significados.

Excelente e premiado livro dessa jovem estreante autora que merece ser prestigiado e muito lido.

Tomara que me aguente! E se achar que mais alguém vai gostar de ler esses pitacos, recomende!

Sugestões ou criticas? Me escrevam! E se leram ou venham a ler algum dos livros de que falei, me contem!

Vamos trocar figurinhas!

📚Heloiche Lê
 

Assine 📚Heloiche Lê e receba dicas de leituras a cada duas semanas, direto no seu email ↓