Dicas de livros para presentear neste natal

Chegamos ao final de 2019!

Ano difícil, mas com boas leituras, o que sempre nos ajuda a entender ou fugir ou viver outras realidades melhores ou piores.

Com a correria natural de dezembro, li menos do que gostaria. Mesmo porque depois de tantos anos vividos, finais de ano vão cada vez ficando mais melancólicos e com muitas saudades de tempos passados, quando as reuniões de família eram tão mais numerosas e com tão menos ausências.

Mas calhou de eu ler duas autobiografias nestas duas semanas.

A primeira de uma mulher que admiro há muito tempo: Prólogo, ato, epílogo: Memórias, de Fernanda Montenegro. Uma delícia de se ler. Me senti como em um longo café da tarde onde tempos que eu também vivi foram lembrados e outros bem anteriores fiquei conhecendo. É isso que eu gosto em biografias. Aprendemos muito com o olhar do outro sobre a realidade efetivamente vivida e, se nos é contemporânea, um novo olhar é oferecido. Foi assim com Fernanda Montenegro, quem passei a admirar ainda mais ao conhecer seu lado não de ícone e sim de uma mulher como tantas outras e, em tantos pontos, como eu.

Alejandro Zambra é um jovem e muito talentoso autor. Chileno crescido nos anos da ditadura de Pinochet. Aí uma realidade não vivida, mas que conheci a distância. Ao mesmo tempo o sair e o querer retornar a casa como um eterno desejo dos mais humanos; a constatação de que a casa como por nós concebida não é mais aquela casa idealizada. E os pais, com histórias e convicções tantas vezes desconhecidas por nós e que devem ser respeitadas mesmo que delas discordemos totalmente.


Isso tem tudo a ver com Natal não?

Eu sempre insisto com meu irmão para que revisitemos juntos os nossos lugares de infância. E ele sempre reluta. E após a leitura desse livro percebo qual a razão dele - não quebrar o encanto que tanto alegra nossas lembranças de infância.

Tenho recebido muitos pedidos de indicações de livros a serem presenteados no Natal. Difícil opinar sobre isso, não conhecendo os presenteados. Mas espero ter ajudado e acertado.

Sem maiores comentários, eis os livros que comprei para netos e amigos queridos. Alguns já lidos, e outros ainda na lista dos desejados. Voltaremos a eles em breve em futuras postagens após a parada necessária de fim de ano.

Para as crianças

Para os adultos


Bom final e começo de novo ano a todos!

Que continuemos juntos em 2020 porque ler ainda é a melhor coisa que sempre nos acontece!

📚Heloiche Lê
 

Assine 📚Heloiche Lê e receba dicas de leituras a cada duas semanas, direto no seu email ↓