Chegamos ao final de 2019!
Ano difícil, mas com boas leituras, o que sempre nos ajuda a entender ou fugir ou viver outras realidades melhores ou piores.
Com a correria natural de dezembro, li menos do que gostaria. Mesmo porque depois de tantos anos vividos, finais de ano vão cada vez ficando mais melancólicos e com muitas saudades de tempos passados, quando as reuniões de família eram tão mais numerosas e com tão menos ausências.
Mas calhou de eu ler duas autobiografias nestas duas semanas.
A primeira de uma mulher que admiro há muito tempo: Prólogo, ato, epílogo: Memórias, de Fernanda Montenegro. Uma delícia de se ler. Me senti como em um longo café da tarde onde tempos que eu também vivi foram lembrados e outros bem anteriores fiquei conhecendo. É isso que eu gosto em biografias. Aprendemos muito com o olhar do outro sobre a realidade efetivamente vivida e, se nos é contemporânea, um novo olhar é oferecido. Foi assim com Fernanda Montenegro, quem passei a admirar ainda mais ao conhecer seu lado não de ícone e sim de uma mulher como tantas outras e, em tantos pontos, como eu.
Alejandro Zambra é um jovem e muito talentoso autor. Chileno crescido nos anos da ditadura de Pinochet. Aí uma realidade não vivida, mas que conheci a distância. Ao mesmo tempo o sair e o querer retornar a casa como um eterno desejo dos mais humanos; a constatação de que a casa como por nós concebida não é mais aquela casa idealizada. E os pais, com histórias e convicções tantas vezes desconhecidas por nós e que devem ser respeitadas mesmo que delas discordemos totalmente.
Isso tem tudo a ver com Natal não?
Eu sempre insisto com meu irmão para que revisitemos juntos os nossos lugares de infância. E ele sempre reluta. E após a leitura desse livro percebo qual a razão dele - não quebrar o encanto que tanto alegra nossas lembranças de infância.
Tenho recebido muitos pedidos de indicações de livros a serem presenteados no Natal. Difícil opinar sobre isso, não conhecendo os presenteados. Mas espero ter ajudado e acertado.
Sem maiores comentários, eis os livros que comprei para netos e amigos queridos. Alguns já lidos, e outros ainda na lista dos desejados. Voltaremos a eles em breve em futuras postagens após a parada necessária de fim de ano.
Para as crianças
Contos para garotos que sonham em mudar o mundo: 50 histórias inspiradoras de super-heróis de carne e osso
G.L. Marvel (Autor), Sandra Martha Dolinsky (Tradutor)
Contos para garotos que sonham em mudar o mundo: 50 histórias inspiradoras de super-heróis de carne e osso
G.L. Marvel (Autor), Sandra Martha Dolinsky (Tradutor)
Para os adultos
Os sete maridos de Evelyn Hugo
Taylor Jenkins Reid (Autor), Alexandre Boide (Tradutor)
Os sete maridos de Evelyn Hugo
Taylor Jenkins Reid (Autor), Alexandre Boide (Tradutor)
Bom final e começo de novo ano a todos!
Que continuemos juntos em 2020 porque ler ainda é a melhor coisa que sempre nos acontece!